Para completa funcionalidade deste site é necessário habilitar o JavaScript. Aqui estão as instruções de como habilitar o JavaScript no seu navegador.

Universidade Aberta investe em capacitação tecnológica à distância

O programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) foi criado em 2013 pelo Governo de Minas para substituir a Rede Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), modernizando a estrutura.

A partir dessa modernização, a Universidade Aberta garantiu a oferta de cursos à distância, desde idiomas até cursos de formação profissional de curta duração. Em 2014, eram 106 unidades instaladas e o cardápio de cursos gratuitos incluía capacitação profissional, extensão universitária, idiomas, cursos livres e abertos (os chamados Moocs) e um pioneiro MBA em Engenharia e Inovação.

ct6

Todas as unidades da rede Uaitec foram equipadas com ferramentas de tecnologia que auxiliavam no aprendizado dos alunos. O espaço era composto por salas de videoconferência, com lousas inteligentes e bibliotecas virtuais, salas de inclusão digital e laboratórios virtuais, centro de processamento de dados, núcleo de apoio ao empreendedor/agente local de inovação, dentre outros ambientes, todos construídos e montados com acessibilidade para pessoas com deficiência.

A iniciativa fez parte do esforço do governo mineiro, de 2003 a 2014, em ampliar a oferta de ensino superior e formação profissional.

Ao lançar mão de ferramentas tecnológicas que disponibilizam informações seguras, o Governo de Minas pode tomar decisões acertadas e estabelecer políticas públicas mais eficientes, sendo mais estratégico e fazendo melhores escolhas.”

César Hidalgo
(Pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor do Grupo de Pesquisas de Macroconexões do MIT Media Lab, durante palestra na Fundação João Pinheiro em maio de 2013)

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *