Para completa funcionalidade deste site é necessário habilitar o JavaScript. Aqui estão as instruções de como habilitar o JavaScript no seu navegador.

Medicamentos gratuitos em todo o estado

BANNER_saude_07

Desde sua criação, em 2008, a Rede Farmácia de Minas contemplou 832 municípios com recursos para construção de 991 unidades, beneficiando aproximadamente 15,8 milhões de mineiros. No final de 2014, eram 522 em funcionamento e o restante em processo de implantação. Somente em 2013, foram distribuídos gratuitamente 3 bilhões de medicamentos.

O programa inovou também com a criação do Farmácia de Minas em Casa, composto de dois serviços: um call center, que permitia ao usuário esclarecer dúvidas sobre medicamentos, e a entrega gratuita em domicílio. No final de 2014, esses serviços já beneficiavam portadores de asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, dislipidemia e esclerose amiotrófica, residentes em Belo Horizonte, Betim e Contagem.

Além do benefício direto à população mineira com efetiva assistência farmacêutica no estado, o programa fomentou o desenvolvimento e ampliou as oportunidades de trabalho com a contratação de mais de 830 farmacêuticos.

Reconhecida excelência da Funed

Dados de 2014

Além dos investimentos nos programas de distribuição, o Estado alcançou excelência em produção de medicamentos por meio da reconhecida atuação da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

  • Conquistou a faixa Ouro no Prêmio Mineiro de Qualidade (PMQ), na categoria Compromisso com a Excelência, em 2014.
  • Único laboratório no Brasil autorizado pelo Ministério da Saúde a fabricar a Talidomida, remédio usado no tratamento do Lúpus e da Hanseníase, com produção de sete milhões de comprimidos/ano.
  • Única distribuidora, desde 2009, da vacina Meningócica (MenC) para o SUS. Eram 12 milhões de doses entregues por ano.
  • Em 2014, a Funed teve projeto aprovado junto à Anvisa para produção de medicamentos fitoterápicos, sendo o xarope de Guaco o primeiro a ser disponibilizado no SUS em Minas.
  • Investiu na modernização de quatro fábricas de produção de medicamentos, com adequação de área física e aquisição de modernos equipamentos.
  • Única produtora de soros antipeçonhentos de Minas e, em 2014, com a produção compartilhada, toda a produção nacional de soro passou pela Funed. Até outubro de 2014, foram produzidas 328.747 ampolas de soro.
  • Papel fundamental na produção de medicamentos antirretrovirais – usados no tratamento da Aids.
  • Por ano realizava mais de 500 mil exames de diagnósticos de doenças de notificação compulsória como dengue, febre amarela, chicungunya, meningite e leishmaniose.
  • Único laboratório de Minas Gerais responsável pelo diagnóstico de H1N1.
  • No período de 2002 a 2014 foram depositadas 22 patentes, sendo sete de nível internacional, reforçando o papel inovador e cientifico da instituição.
  • Primeira spin-off constituída no âmbito do Sistema Estadual de Saúde – a OncoTag, empresa instituída por um grupo de pesquisadores da Funed em parceria com a UFMG para realizar serviços e fabricar produtos de alta tecnologia, entre eles o exame diagnóstico que identifica o perfil molecular do paciente e permite um tratamento de câncer de forma individualizada e assertiva. O produto poderá ser oferecido de forma inédita no Brasil.

Em 2003, o Governo de Minas Gerais passou a fazer uso de uma abordagem totalmente inédita em relação à reforma do setor público. Tal reforma apresentou resultados surpreendentes e serviu de exemplo para outros estados brasileiros e também para outros países. A série de programas começou com o “Choque de Gestão”, passou para “Estado para Resultados” e depois para “Gestão para Cidadania”, que ajudou o Governo a reduzir significativamente a pobreza e a melhorar os serviços nas áreas de educação e saúde, por exemplo”

Deborah Wetzel
Diretora do Banco Mundial para o Brasil
(Depoimento publicado no livro “Do choque de gestão à gestão para a cidadania – 10 anos de desenvolvimento em Minas Gerais” – Instituto Publix – BDMG, 2013)

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *